A Importância da Nutrição na Felicidade, Saúde e Eficiência no Trabalho – Por Diana Ferreira

Ainda no seguimento da importância da nossa saúde para uma boa performance no trabalho hoje venho apresentar-vos a Nutricionista Diana Ferreira. 

Diana Ferreira

Tive a oportunidade de conhecer a Diana numa vertente pessoal e profissional. Além de ser uma pessoa extremamente polivalente, é uma profissional curiosa e dedicada. Atualmente é Nutricionista Clínica, dá Consultas de Nutrição online e presencialmente, é Formadora em diversos centros de formação e faz Consultoria Nutricional em Creches/ Escolas, ERPI, Empresas e Instituições.

Falei com a Diana no sentido de compreender o seu feedback, sobre a nossa realidade atual a nível de nutrição, e sobre esse impacto na nossa vida pessoal e profissional.

Deixo-vos o seu parecer.

_________________________________________________________________________

A Importância da Nutrição na Felicidade, Saúde e Eficiência no Trabalho 

 Por Diana Ferreira

Saber ser e saber estar. Nestes tempos difíceis que vivemos, em que lutamos constantemente pela nossa saúde, pelo nosso trabalho, pela nossa família e pela nossa estabilidade, a Nutrição torna-se um ponto fulcral para conseguir um equilíbrio no ciclo da vida. Queremos e devemos estar bem e, esse sentimento, começa quando olhamos para nós como um todo: a nossa alimentação, saúde, sono, trânsito intestinal, atividade física e gestão de stress são alguns pontos fundamentais em que a Nutrição enfoca.

Atualmente, o papel da Nutrição na prevenção, manutenção e tratamento de doenças crónicas não transmissíveis é indiscutível. É conhecido que glicémias altas (níveis altos de açúcar no sangue), hipertensão arterial, dislipidemia, problemas do trato gastro intestinal, excesso de peso e obesidade são algumas das causas para o absenteísmo laboral com impacto direto na sua produtividade, motivação e engagement com a empresa/ instituição.

Em Portugal, a alimentação no local de trabalho constitui uma área pouco desenvolvida e as empresas estão pouco sensibilizadas para a importância desta questão e da sua relação com a eficiência laboral. A implementação de programas de promoção de hábitos alimentares saudáveis nas empresas constitui uma medida urgente e necessária, no qual o nutricionista deverá ter uma voz ativa. Desde a preocupação do empregador à disponibilidade alimentar do seu colaborador em casa, à Consultoria Nutricional, através da disponibilização de palestras de educação alimentar e consultas de nutrição, Portugal deve aprender, planear e evoluir.

No papel de empregador:

·       Disponibilizar ao colaborador um ambiente agradável para este realizar as suas refeições, com luz, arejamento e silencioso, irá permitir-lhe ter pausas mais prazerosas e regeneradoras de energia;

·       Permitir a realização de pausas, de três em três horas, para um reforço calórico, nutricional e de rendimento;

·       Disponibilizar água para hidratação, de forma gratuita, poderá ser observado como uma compensação, valorização e será fundamental na capacidade de raciocínio, motricidade, energia e ausência de sono e inflamação/dor;

·       Disponibilizar fruta fresca, da época, e frutos secos irá aumentar o consumo de vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais para o aumento de energia, saúde cardiovascular e bem-estar generalizado.

No papel de colaborador:

·       Respeitar o ciclo circadiano, ou seja, ter uma rotina saudável que respeite o seu relógio biológico e de acordo com a natureza. Como? Acordar cedo, expor-se à luz solar todos os dias pelo menos 30 minutos, não consumir bebidas estimulantes após as 16h00/17h00, respeitar o por-do-sol e limitar a luz branca/ telecomunicações/ redes sociais após este momento e deitar cedo;

·       Tomar um bom e lento pequeno-almoço, pelo menos 15 minutos, composto por fibra, proteína, ácidos gordos insaturados e fruta. Por exemplo? Papa de Aveia com lascas de coco ou Pão integral com queijo fresco, noz e uma maçã;

·       Preparar marmita! Comer fora? Está ultrapassado! Hoje em dia, aproveitar a hora de almoço de forma calma, trazendo um prato preparado no dia anterior, permite-lhe uma alimentação saudável, económica e ao seu gosto. Deve ter sempre presente uma grande diversidade de vegetais, coloridos e de época;

·       Fazer desporto e manter-se ativo.

______________________________________________________________________

Estas são dicas fundamentais para si e para a sua empresa. Ao cuidar dos seus colaboradores cria uma ligação emocional única com os mesmos e esse cuidado e atenção criam um comprometimento duradouro e interessante nas organizações. Veja mais sobre o assunto aqui.

Caso queiram conhecer melhor o trabalho da Diana Ferreira e quem sabe solicitar o seu apoio e serviços partilho convosco o contacto da mesma.

nutridianaferreira@gmail.com

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *