A importância da saúde e bem-estar para uma boa performance no trabalho.

A importância da saúde e bem-estar para uma boa performance no trabalho, tem sido um tema com o qual me identifico muito, seja por situações pessoais, seja pelos vários estudos que têm saído sobre este tema. 

É cada vez mais importante cuidar de nós e do nosso corpo para que o mesmo consiga responder às necessidades diárias e aos esforços físicos e mentais a que o mesmo é exposto.

Durante estas semanas de maior ausência conversei com alguns profissionais da área da saúde como preparadores físicos, nutricionistas e psicólogos. 

As conclusões são óbvias, se não cuidar de si, rapidamente vai notar-se a médio longo prazo. Podemos fazer inúmeras coisas, mas a criação de uma rotina é fundamental.

Vou apresentar-vos a Cristina Vicente – Personal and Group Trainer

Licenciada em Desporto, Condição Física e Saúde  e Mestre em Exercício Físico em Populações Especiais, a Cristina trabalha atualmente com diferentes grupos de atuação e uma coisa é certa, em todas as idades devemos manter um ritmo de atividade física. 

Exercício físico e performance no trabalho – Por Cristina Vicente

Embora seja cada vez mais comum vermos pessoas a caminhar e/ou andar de bicicleta, 1 em cada 4 adultos no mundo não pratica nenhum tipo de exercício físico (Eurobarómetro, 2018). O exercício físico é caracterizado como sendo algo planeado, estruturado e que através de atividades repetitivas visam a melhoria da aptidão física. 

Além dos inúmeros benefícios do exercício físico na saúde em geral, também se verificam efeitos positivos no trabalho, quer a nível de desempenho, mas também, no humor e relação com os colegas.

Estudos indicam que os custos na saúde estão cada vez elevados, levando a alguns gestores e empresários a procurar formas de melhorar o desempenho dos funcionários e promover melhorias na saúde, oferecendo mensalidades em ginásios e até programas de exercício no trabalho.

O exercício, além do acima referido tem um efeito positivo na produtividade, capacidade de trabalho, desempenho cognitivo, gestão de stress, saúde mental, diminuição do absentismo e qualidade de vida das pessoas.

Abaixo ficam algumas sugestões do tipo de treino que deve fazer melhorar não só a aptidão física, mas também a performance no trabalho:

• Pilates

• Treino de Força

• Treino em Circuito

• Exercícios Aeróbios 

• Yoga

Também na sua empresa pode fazer a diferença. Crie um plano de benefícios e cuide das suas pessoas. Desde a atribuição de seguro de saúde, planos de ginásio, ginásio interno, aulas de um determinado desporto. Crie a iniciativa entre as pessoas e verá a diferença.

Veja mais sobre motivação de equipas aqui.https://aspessoas.com/o-que-podemos-fazer-para-renovar-as-nossas-energias/

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *