
A importância da saúde e bem-estar para uma boa performance no trabalho, tem sido um tema com o qual me identifico muito, seja por situações pessoais, seja pelos vários estudos que têm saído sobre este tema.
É cada vez mais importante cuidar de nós e do nosso corpo para que o mesmo consiga responder às necessidades diárias e aos esforços físicos e mentais a que o mesmo é exposto.
Durante estas semanas de maior ausência conversei com alguns profissionais da área da saúde como preparadores físicos, nutricionistas e psicólogos.
As conclusões são óbvias, se não cuidar de si, rapidamente vai notar-se a médio longo prazo. Podemos fazer inúmeras coisas, mas a criação de uma rotina é fundamental.
Vou apresentar-vos a Cristina Vicente – Personal and Group Trainer.
Licenciada em Desporto, Condição Física e Saúde e Mestre em Exercício Físico em Populações Especiais, a Cristina trabalha atualmente com diferentes grupos de atuação e uma coisa é certa, em todas as idades devemos manter um ritmo de atividade física.
Exercício físico e performance no trabalho – Por Cristina Vicente
Embora seja cada vez mais comum vermos pessoas a caminhar e/ou andar de bicicleta, 1 em cada 4 adultos no mundo não pratica nenhum tipo de exercício físico (Eurobarómetro, 2018). O exercício físico é caracterizado como sendo algo planeado, estruturado e que através de atividades repetitivas visam a melhoria da aptidão física.
Além dos inúmeros benefícios do exercício físico na saúde em geral, também se verificam efeitos positivos no trabalho, quer a nível de desempenho, mas também, no humor e relação com os colegas.
Estudos indicam que os custos na saúde estão cada vez elevados, levando a alguns gestores e empresários a procurar formas de melhorar o desempenho dos funcionários e promover melhorias na saúde, oferecendo mensalidades em ginásios e até programas de exercício no trabalho.
O exercício, além do acima referido tem um efeito positivo na produtividade, capacidade de trabalho, desempenho cognitivo, gestão de stress, saúde mental, diminuição do absentismo e qualidade de vida das pessoas.
Abaixo ficam algumas sugestões do tipo de treino que deve fazer melhorar não só a aptidão física, mas também a performance no trabalho:
• Pilates
• Treino de Força
• Treino em Circuito
• Exercícios Aeróbios
• Yoga
Também na sua empresa pode fazer a diferença. Crie um plano de benefícios e cuide das suas pessoas. Desde a atribuição de seguro de saúde, planos de ginásio, ginásio interno, aulas de um determinado desporto. Crie a iniciativa entre as pessoas e verá a diferença.
Veja mais sobre motivação de equipas aqui.https://aspessoas.com/o-que-podemos-fazer-para-renovar-as-nossas-energias/