A importância do Mindfulness

Conhece o conceito de Mindfulness? E compreende-o?

Quando falamos de Mindfulness, não estamos a falar apenas de meditação! Mas sim de estratégias que nos permitem organizar o nosso cérebro e reajustá-lo para estar mais preparado para o seu dia-a-dia.

Está comprovado que o Mindfulness não ajuda apenas no alívio do stress e da pressão, mas traz inúmeros benefícios para o bem-estar físico e psicológico, desde que seja bem aplicado e cumprido. 

Convido-vos a dar uma vista de olhos neste artigo brasileiro, escrito por Patrícia Maria Ness Markus – Aqui

O ritmo de trabalho em que vivemos é demasiado acelerado. O dia-a-dia é uma correria nas organizações e as pessoas são transportadas para níveis de stress e pressão que nunca foram sujeitas antes.

“Esses desafios levam as pessoas e as empresas à necessidade de desenvolvimento e qualificação para novos hábitos de vida no trabalho. Desta forma, o bem-estar e a integração harmoniosa entre as pessoas e suas equipes são fatores que proporcionam impacto positivo no trabalho e na imagem da organização, gerando maior qualidade de vida no trabalho (LIMONGI-FRANÇA, 2010). “

Que tipo de estratégias de Mindfulness conhece?

Considera importante realizar momentos de “ meditação” na sua organização”?

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Comments

  1. Ana Amélia Silva

    Olá Diana, comecei a praticar meditação há cerca de 16 anos.
    Nessa altura estava destacada no Brasil e tinha que lidar com uma pressão enorme para apresentar resultados num grande desafio profissional e, ao mesmo tempo, lidar com a adaptação da família, incluindo um filho pequeno, a uma nova realidade. Comecei a procurar algo que me ajudasse e encontrei uma modalidade de yoga que se tornou crucial nesse processo e que incluía a prática da meditação. Desde essa altura, apesar de algumas interrupções das quais me arrependo, tornou-se parte do meu dia a dia. Os benefícios têm sido imensos tal como mencionado no artigo da Patrícia Markus.
    Mais recentemente começou-se a falar de Mindfulness em Portugal mas ainda acho que o tema não está muito desenvolvido. Assim como existe um desconhecimento das várias formas que a meditação pode ter, para além da atenção à respiração (que recomendo para começo). Por isso, não é de estranhar a resistência existente nas organizações para implementação de tais práticas, tanto por parte dos responsáveis como dos próprios colaboradores.
    No entanto, devido aos desafios que as organizações atravessam para lidar com um mundo em constante mudança, um fluxo interrupto de informação e distracções e uma necessidade permanente de inovação, novas práticas como a meditação começam a ser vistas como alternativas na busca de soluções. Por isso existe esperança. 🙂
    Mas cabe a cada um de nós procurar o que nos pode ajudar a superar os nossos desafios profissionais e pessoais, pelo que não devemos aguardar por uma iniciativa da nossa organização para iniciar uma prática de Mindfulness.
    Que o nosso dia seja acompanhado de Mindfulness! .)

    0
    • Adriana Silva

      Boa tarde Ana Amélia.

      Que excelente exemplo e que verdade.
      Confesso que também experimentei e é um verdadeiro escape. Julgo até que, é essencial e que temos mesmo de o fazer.
      A pressão é imensa e se não o fizermos não estamos apenas a prejudicar a nossa saúde mental, mas também o nosso desempenho e o da nossa organização.

      Obrigada pelo seu feedback e pela sua partilha.

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *