A Transformação Digital na Gestão de Pessoas

Esta pandemia obrigou-nos a mudar a nossa forma de trabalhar e de chegar às pessoas. 

Do habitual contacto com as pessoas, passámos a salas virtuais e a reuniões online. Num ápice, o contacto entre os colaboradores, as relações interpessoais e a gestão diária tiveram de se adaptar.

Várias foram as empresas que optaram por acelerar os processos digitais que planeavam antes e isso permitiu dar uma resposta rápida e eficaz às relações laborais.

Na empresa onde trabalho, a Multipessoal, conseguimos rapidamente reforçar esse processo e dar às nossas pessoas, sejam elas clientes, colaboradores ou parceiros, procedimentos mais rápidos com acesso a diferentes formas de comunicação.

Não só na Multipessoal, mas também em outros setores, a necessidade de transformação digital tornou-se uma necessidade latente e imediata, neste período que agora vivemos.

  • Qual é o maior desafio? 

Encontrar estratégias de adesão; Lidar com a vontade de mudar; Saber reagir ao descontentamento e desmotivação iniciais que uma transformação destas acarreta para as pessoas.

  • Como se pode contornar? 

A forma como comunicamos está na base de tudo. Num processo de transformação digital é fundamental a forma como se comunica essa alteração. Além disso é crucial a proximidade e o envolvimento das pessoas nas tomadas de decisão, para que o processo se torne mais simples, envolvido e com maior sentimento de pertença.

Joana Carneiro,da Fujitsu Technologies, reforça ainda outro ponto crucial, a necessidade de formar as pessoas: “ Embora a adaptação das estruturas e dos processos organizacionais seja crucial para acolher as tecnologias emergentes, estes esforços serão inúteis se as pessoas que compõem a organização não acompanharem o passo.

A complexidade de dar nova formação aos funcionários é ainda maior quando as organizações enfrentam um crescente hiato geracional na sua força de trabalho…”

É importante existir um planeamento muito certo e definido senão existe uma tendência para dispersar e adiar o inevitável.

DICA: 

Se está num impasse na sua organização e se acredita que a transformação digital é fundamental para a aproximação das pessoas, encontre bons parceiros de aplicação digital. Parceiros que transmitam confiança e segurança em todo o processo.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *