Blog

Vamos falar de pessoas?

Gerações diferentes. Como gerir?

Gerações diferentes. Como gerir?

As empresas são compostas por diferentes pessoas. A diferença está presente no nosso ADN, na nossa forma de ser, estar e agir. Fomos educados de determinada forma e temos de compreender que todos nós vimos de contextos, realidades e épocas diferentes. Hoje decidi falar-vos da diferença de idades nas organizações, algo que não deveria ser…

Um Executivo Eficaz

Um Executivo Eficaz

Como ser um líder eficaz.  Como ser um executivo eficaz. Parecem semelhantes os termos, mas um executivo não tem de ser um líder. E como toda a gente fala de liderança e das características de um líder, decidi trazer-vos algo diferente.  Este é um tema que me interessa porque muitas pessoas numa organização contribuem de…

Pós Férias – Drama ou Ficção?

Pós Férias – Drama ou Ficção?

Voltámos. O período maior de férias já passou e é tempo de regressar aos nossos postos de trabalho e de deixar de lado o mar, o tempo livre e descontraído e de pensar nos próximos meses que se avizinham.  Isto não significa que devemos deixar de descansar e descontrair, mas sim encontrar o foco novamente…

Como gerir Pessoas de Alta Performance

Como gerir Pessoas de Alta Performance

Por vezes acreditamos que gerir pessoas desmotivadas e com baixo desempenho é o maior desafio nas organizações. Ideia errada. Tudo isso são desafios, mas pode acreditar que gerir pessoas de Alta Performance e estar constantemente alinhado com as suas expectativas, perspetivas e ambições é um desafio cada vez maior para os líderes de hoje. Não…

O Trabalho em época de Verão –  Algumas estratégias

O Trabalho em época de Verão – Algumas estratégias

Este é um tema que parece caricato e intrigante. Certamente que, se é um profissional na área dos Recursos Humanos sentiu curiosidade sobre o que eu tenho a dizer sobre este tema, porque compreende a dificuldade que se vive nesta época.  Não estamos a falar apenas das férias, mas sim de um relaxamento geral e…

A Importância do Riso num contexto Organizacional.

A Importância do Riso num contexto Organizacional.

Fala-se muito de Felicidade no trabalho, de estratégias de motivação e de situações que podem fazer parte do dia-a-dia dos colaboradores e que fazem toda a diferença. Hoje venho falar-vos de forma concreta do Riso e da importância do mesmo na estimulação do trabalho e do bom ambiente organizacional. Quantas vezes chega ao seu local…

Tenho um problema. Porque razão tenho receio e vergonha de procurar um Psicólogo?

Tenho um problema. Porque razão tenho receio e vergonha de procurar um Psicólogo?

Porque é que isto acontece? Neste período pandémico muitas pessoas foram colocadas à prova na sociedade, sem rumo e sem saber o que fazer. Falo com algumas pessoas que sentem que se passa algo no seu íntimo, mas que, efetivamente não conseguem perceber o quê e por essa razão necessitam de um apoio especializado. Espero…

Será que a culpa é sempre do meu chefe?

Será que a culpa é sempre do meu chefe?

A desmotivação é um tema recorrente na Gestão de Pessoas. O mundo está muito volátil e os novos desafios estão sempre a surgir. Acredito que esse é um factor que faz com  que as pessoas sintam que precisam de mudar, porque existe tanta oferta diferente e mudança nas organizações que acreditamos sempre que o outro…

O factor idade na procura de trabalho.

O factor idade na procura de trabalho.

No vídeo que partilhei hoje falo-vos das conversas que mantive ao longo destas semanas.  Foi muito interessante conversar e conhecer profissionais de outros setores, que procuram melhorar o seu percurso profissional, a sua experiência e a sua formação.  Não posso deixar de vos confessar que um dos factores que me preocupou nessas conversas, foi que…

Aprenda com a Máfia –  Louis Ferrante

Aprenda com a Máfia – Louis Ferrante

Por vezes temos de sair da caixa e de ler coisas diferentes para conhecermos outros pontos de vista. Este livro: Aprenda com a Máfia, dá-nos lições tremendas de como agir como Líder e como Colaborador.É um livro de fácil leitura e super objetivo. Aconselho a darem uma vista de olhos e a perceberem que mesmo…