Colaboradores Tóxicos

Toxicidade é um termo que relaciona algo que é prejudicial e que interrompe o normal funcionamento de um sistema, seja ele imunitário ou social.

Todos nós conhecemos as nossas equipas e sabemos que não agradamos a todos. Entendemos quando somos bem vistos dentro da organização e quando o nosso ambiente organizacional pressupõe um bem-estar geral. 

Todos nós sabemos que quase sempre isso não é real e que muitas vezes o maior desafio da gestão de pessoas ou do próprio indivíduo é saber lidar com outras pessoas. 

Para mim pessoalmente, as pessoas tóxicas representam um desafio, porque não só transformam o ambiente organizacional, como também colocam indivíduos altamente alinhados com a mesma, a duvidar disso mesmo e a entrar no seu role de insatisfação.

Numa apresentação que fiz referi em voz alta e em bom som: Quando não estou bem numa empresa, ou faço algo para mudar o meu problema, ou, se isso não resolver, saio e mudo. 

Porque quem está mal que se mude e essa é a realidade. As pessoas reclamam, sentem-se constantemente injustiçadas com o seu trabalho e a sua chefia, mas nunca falaram a quem de direito sobre esse problema. Preferem falar para o colega do lado que começa a ganhar uma ideia errada da sua própria empresa e muitas vezes abraça este espírito de insatisfação constante.

Para si, que gere estas pessoas. Como é que se combatem estas situações?

  • Se sabe que existem, faca-as falas, não as ignore. Dê-lhe importância e crie um plano de ação para o seu problema
  • Faça com que a mesma prometa também que algo vá mudar e assim o comprometimento é de ambos os lados. 

Se no seu local de trabalho tem colegas assim, não se envolva demasiado nas suas conversas e intrigas, não vale realmente a pena. 

Leia mais sobre comprometimento organizacional. Aqui.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *