Ergonomia no Trabalho

​O que é a ERGONOMIA? Como é que afeta o nosso bem estar físico e psicológico?

Vários são os artigos e livros que exploram esta temática, por isso vamos ser práticos e falar de uma forma sucinta sobre a Ergonomia e os seus benefícios.

Ergonomia é uma ciência que relaciona o Homem e o seu local de trabalho e que pretende explorar as condições ideais para a execução desse determinado trabalho. Com isto pretende-se um trabalho mais efetivo, com melhores resultados para a organização e para o bem estar do colaborador. 

Quais os objetos de estudo da Ergonomia?

  •  O local físico do trabalho, as posturas e movimentos corporais que são realizados na execução do mesmo, os equipamentos que são utilizados para esse esse efeito e a harmonia e ambiente geral deste conjunto de factores. 

O que ainda pode ser feito nas organizações neste aspecto para melhorar o bem estar dos colaboradores?  

A segunda questão que faço é: As organizações preocupam-se com a Ergonomia dos seus colaboradores? 

No meu dia-a-dia visito diversas empresas de diferentes sectores. Tenho reparado que nos últimos anos há uma atenção especial para modificar os locais de trabalho, para os modernizar e tornar mais limpos, vazios e confortáveis. Mas nem todas as empresas o fazem, por diversas razões, questões económicas, habituação, comodismo e simplesmente falta de conhecimento.

Os cargos de gestão que existem não estão sensibilizados para a importância desta temática e acreditem, ainda existem muitas empresas que não entendem e não alcançam esta importância. 

Considero que, cada vez mais, este é um elemento fulcral para a motivação dos colaboradores e pode ser uma estratégia aplicada em conjunto com o Marketing Interno e o Departamento de Recursos Humanos, tal como já explorei anteriormente aqui. Eu própria quando visito estes locais sinto uma frescura e um bem-estar que não existiam anteriormente e se isso causa impacto ao visitante, acredite que para o colaborador que vive essa mudança, é ainda melhor.

Qual é a sua experiência? Sente que a sua organização está a fazer algo para mudar? Pense em sugerir algo.

O que pensa que pode mudar quando o local de trabalho é transformado?

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *