
Se sente que não tem os melhores resultados nas suas equipas ou que lidera um gestor inexperiente, conheça algumas dicas para atenuar e resolver esse problema.
Carol A. Warner, escreveu um artigo de como “ Proteger os gestores inexperientes de si próprios”.
Segundo a autora, a maioria dos cargos de gestão são escolhidos pela sua capacidade técnica no core business da empresa. No entanto, nem sempre esses indivíduos apresentam verdadeiras competências de gestão, de liderança e sobretudo de se relacionar com os outros.
Estes gestores precisam do quê? De ajuda, de acompanhamento e de desenvolver competências que partam de alguém que os colocou nesse lugar.
A Autora refere ainda algumas competências essenciais, com as quais concordo na plenitude:
- “Delegar” – Saber delegar, impor regras e gerir os colaboradores. Saber passar aos outros a confiança para executar as suas tarefas.
- “Obter mais apoio de cima” – Confiar na sua chefia direta como seu mentor. Compreender os seus comportamentos para com os seus gestores.
- “Projetar confiança” – Um Gestor de sucesso e alinhado com as suas equipas têm de transmitir confiança, de forma a que as mesmas o tratem com essa definição de respeito.
- “Concentrar-se no Quadro Geral” – Muitos gestores existem para reagir a todo o momento. Resolver problemas do momento. No fundo, não se prepara o enquadramento diário mas sim reage-se ao que está a acontecer. Tem de haver um planeamento semanal, mensal e anual daquilo que é a estratégia para a evolução da sua equipa.
- “Dar feedback construtivo” – Para o bem e para o mal. Analisar muito bem cada erro e arranjar uma estratégia individual para cada colaborador.
Estas são algumas dicas que a autora dá e que eu desenvolvi no seguimento da minha experiência. Acredito que um Gestor, seja de que área for, só inspira as pessoas que trabalham consigo no momento em que começa a pensar nelas.
Se é um Gestor, repense a sua forma de gerir. Entenda se a sua equipa está alinhada consigo ou não e se alguma destas dicas são úteis para o desenvolvimento do seu trabalho. Veja também algumas dicas aqui.
Se tem dúvidas, exponha o seu problema. Este é um blogue de partilha de opinião. Dê a sua.