Gestores Inexperientes

Se é um Gestor Inexperiente ou se tem algum na sua equipa, saiba como melhorar as suas capacidades.

Se sente que não tem os melhores resultados nas suas equipas ou que lidera um gestor inexperiente, conheça algumas dicas para atenuar e resolver esse problema.

Carol A. Warner, escreveu um artigo de como “ Proteger os gestores inexperientes de si próprios”. 

Segundo a autora, a maioria dos cargos de gestão são escolhidos pela sua capacidade técnica no core business da empresa. No entanto, nem sempre esses indivíduos apresentam verdadeiras competências de gestão, de liderança e sobretudo de se relacionar com os outros. 

Estes gestores precisam do quê? De ajuda, de acompanhamento e de desenvolver competências que partam de alguém que os colocou nesse lugar.

A Autora refere ainda algumas competências essenciais, com as quais concordo na plenitude:

  • “Delegar” – Saber delegar, impor regras e gerir os colaboradores. Saber passar aos outros a confiança para executar as suas tarefas.
  • “Obter mais apoio de cima” Confiar na sua chefia direta como seu mentor. Compreender os seus comportamentos para com os seus gestores. 
  • “Projetar confiança” – Um Gestor de sucesso e alinhado com as suas equipas têm de transmitir confiança, de forma a que as mesmas o tratem com essa definição de respeito. 
  • “Concentrar-se no Quadro Geral” Muitos gestores existem para reagir a todo o momento. Resolver problemas do momento. No fundo, não se prepara o enquadramento diário mas sim reage-se ao que está a acontecer. Tem de haver um planeamento semanal, mensal e anual daquilo que é a estratégia para a evolução da sua equipa.  
  • “Dar feedback construtivo” – Para o bem e para o mal. Analisar muito bem cada erro e arranjar uma estratégia individual para cada colaborador.

Estas são algumas dicas que a autora dá e que eu desenvolvi no seguimento da minha experiência. Acredito que um Gestor, seja de que área for, só inspira as pessoas que trabalham consigo no momento em que começa a pensar nelas.

Se é um Gestor, repense a sua forma de gerir. Entenda se a sua equipa está alinhada consigo ou não e se alguma destas dicas são úteis para o desenvolvimento do seu trabalho. Veja também algumas dicas aqui.

Se tem dúvidas, exponha o seu problema. Este é um blogue de partilha de opinião. Dê a sua.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *