Harvard Business Press – Liderança Eficaz

Tema número 1 do Livro Harvard Business Press - 10 artigos essenciais da gestão de pessoas - Liderança Eficaz

Daniel Goleman reforça a ideia que há vários estilos de liderança, todos eles directa ou indiretamente relacionados com diferentes tipos de inteligência emocional. 

O autor depreende que um líder bem sucedido apresenta “ competências de inteligência emocional: autoconhecimento, auto regulação, motivação, empatia e competência social”

Competências de Inteligência Emocional – Não é de um dia para o outro que conseguimos desenvolver a nossa Inteligência Emocional. Saber estar, agir e reagir de acordo com diferentes situações requer um empenho e um “treino” diário de autoconsciência e controlo. 

O mercado e o ambiente organizacional estão em constante mudança e com isto a própria liderança tem de se ajustar a este esforço, tanto para as suas pessoas como para o seu mercado exterior. Para tal, são necessárias competências de auto regulação que permite ao lider saber estar e agir consoante a nova situação que surge.

Não é fácil. E por vezes criticamos sem saber o esforço de um líder em auto controlar-se e estar alinhado com todos os colaboradores, sabendo que todos eles são diferentes. 

O que sente que falta ao líderes de hoje?
Um líder pode ter algumas competências destas e ser um bom líder igualmente?

Pode ver a minha opinião sobre o artigo 2 do livro “Motivaçã de colaboradores” aqui

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *