O factor idade na procura de trabalho.

No vídeo que partilhei hoje falo-vos das conversas que mantive ao longo destas semanas. 

Foi muito interessante conversar e conhecer profissionais de outros setores, que procuram melhorar o seu percurso profissional, a sua experiência e a sua formação. 

Não posso deixar de vos confessar que um dos factores que me preocupou nessas conversas, foi que de facto as pessoas focam-se muito na sua idade na procura de emprego, ou porque se consideram muito jovens ou com demasiada idade. Fiquei efetivamente assustada com a ideia que se cria na mente das pessoas, havendo um estigma em que “somos demasiado novos ou velhos” para determinada função.

Decidi escrever sobre isso  pois não considero normal ainda existir este tipo de estigma na nossa sociedade. Vou dar sobretudo alguns exemplos de pessoas que tiveram muito sucesso, bastante novas e mais velhas. A idade não é um tema, não pode ser. Não é pela idade que se caracteriza um bom ou mau profissional e honestamente não percebo como é que um Gestor de Pessoas nos dias de hoje pode fazer essa distinção.

A idade está na cabeça de quem recruta e de quem se candidata, porque também encontro pessoas que colocam essa desculpa para não conseguir encontrar o que procuram. 

Dou-vos alguns exemplos de que a idade não importa para termos sucesso ou para encontrarmos profissionais cheios de vontade de fazer mais e melhor:

Harland David Sanders, o famoso Colonel Sanders do KFC, criou o início do negócio KFC aos 40 anos e este foi um negócio que ganhou visibilidade e fama quando o mesmo já tinha 65 anos. Harland teve uma infância infeliz, um casamento destruído, uma carreira perdida e mesmo assim sonhou e ambicionou um negócio que hoje é um mundo. 

Nunca é tarde ou demasiado cedo para ambicionarmos e querermos muito algo. Por vezes é uma questão de tentarmos e lutarmos afincadamente para isso. Não podemos só querer, temos de trabalhar e dar o nosso melhor para que isso aconteça. 

Vejam a história completa aqui: https://www.startse.com/noticia/empreendedores/inspiradora-historia-do-fundador-do-kfc-nunca-e-tarde-para-seu-sonho

Posso dar-vos inúmeros casos de sucesso, Steve Jobs, com 18 anos e na faculdade começou a explorar os primeiros programas e circuitos integrados. Larry Page, fundador da Google, apaixonado por computadores desde os 6 anos de idade, aos 12 sabia que ia fundar a sua própria empresa. Elon Reeve Musk, aos 12 anos de idade, programou e vendeu um jogo de computador por 500 dólares.

Podem conhecer outras histórias neste fabuloso livro: https://www.wook.pt/livro/jobs-musk-bezos-armenio-rego/19152310?a_aid=6039602582b07

Não temos de ser génios, ou super inteligentes, temos de querer, de apresentar resultados e maturidade. E é isso que as empresas têm de querer quando procuram um profissional e não julgá-lo pela “capa” e “rótulo” da idade. 

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *