A importância de um bom acolhimento e de um onboarding efectivo.

O primeiro dia de trabalho reflete, para o colaborador, a forma como vai ser tratado pela sua organização no futuro.Sei que afirmar isto requer alguma abrangência, mas não sabemos já que a primeira impressão determina a nossa opinião e a nossa experiência desde o primeiro momento em tudo na nossa vida?

Na Edição 129 da RH Magazine, tive a oportunidade de explorar um dos separadores dedicados à Integração. 

Esta nova realidade mudou o mundo do trabalho como bem sabemos e o que é certo é que, mesmo em tempos de pandemia, certas organizações continuaram com os seus processos de recrutamento e admissão, que agora mais do que nunca, tem um papel de extrema importância para as pessoas.

No primeiro dia é fundamental que a pessoa conheça inteiramente a organização como um todo, o que fazem exatamente, como estão organizados, quais os seus valores e formas de estar. Ao longo do dia e da semana, a integração deve ir afunilando, dando maior ênfase ao colaborador e à sua função.

Deixo algumas dicas importantes:

  • Faça um planeamento do dia de integração do novo elemento;
  • Não deixe o colaborador sozinho e sem conteúdo para explorar;
  • O objetivo é passar a mensagem que o novo membro é especial e por isso deve sentir dedicação e atenção às suas questões.

Com a Pandemia fomos obrigados a repensar estes procedimentos e na RH Magazine conseguimos ver vários exemplos interessantes. 

Vai integrar um pessoa num formato online e em teletrabalho? Como?

  • Algumas empresas entregam presencialmente todo o material necessário e explicam como se vão passar os próximos dias/meses.
  • Depois é elaborado um plano com as várias áreas da empresa que diariamente o colaborador possa conhecer todos os elementos numa call específica.
  • Alguma empresas, como a PHC, nomeia um “padrinho” que acompanha o colaborador mais aproximadamente, para qualquer dúvida que surja.

Como é que faz o acolhimento na sua empresa? Deixe alguns exemplos nos comentários e ajude outros profissionais a encontrar o seu método.

@https://iirh.pt/rhmagazine/


0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *