O meu trabalho é uma Rotina e sinto-me cansado. O que devo fazer?

O meu trabalho é uma Rotina e sinto-me cansado. O que devo fazer?

O meu dia-a-dia passa por falar com pessoas, sejam elas colaboradores, candidatos ou interlocutores nas empresas. Apercebo-me que muitas vezes as pessoas sentem-se desmotivadas, não pela organização em si, mas sim pelas suas funções. Tudo é tão banal e rotineiro que deixa de haver uma paixão e interesse pelo o que fazem. Não mudam porque estão conformadas e tem medo da incerteza da mudança.

Também sei que muitas pessoas não pensam nisto, mas quando estamos a Gerir Pessoas, todas as temáticas são importantes para desenvolver e melhorar as nossas pessoas.

Sabemos que devemos ter especial atenção nas suas funções e no seu valor para a empresa, mas que será que as questionamos no sentido de perceber se estão bem a fazer o que fazem, se querem fazer mais ou algo diferente?

A desmotivação do dia-a-dia é normal. Fazer algo rotineiro é cansativo, desmotivador e muitas vezes pouco produtivo. O que podemos fazer para mudar isto?

  • Organizar formações “ fora do catálogo”, ou seja, compreender exatamente quais os gostos específicos daquela pessoa e adaptar a formação a essas necessidades. Isso faz despertar o seu interesse, motivação e criatividade no trabalho. A formação deve ser uma constante, mas muitas vezes são tão desadequadas ou tão “ formatadas” que a pessoa que a recebe não está de todo predisposta para a receber.
  • Convidar as pessoas a melhorar as suas qualificações fora da empresa. Fazer sentir que as pessoas mais qualificadas trazem algo de novo para a empresa. 
  • Colocar as pessoas noutros locais da empresa e noutras funções. Interligar as funções e a ajudar na formação de novos elementos.

Tudo de resume a estar atento às nossas pessoas. A criar um plano de personalidade e necessidades adjacentes à sua função, mas essenciais para o bom desempenho da mesma.

Saiba mais como motivar os seus colaboradores noutros artigos aqui e deixe a sua opinião.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *