Como se renovam as energias e a motivação?

O que podemos fazer para renovar as nossas energias?

Está a ser um ano desafiante a todos os níveis. Todos os sectores, todos os mercados e todas as pessoas são forçadas a encarar realidades desconhecidas. Não existia preparação, licenciaturas, formações ou mestrados que nos dissessem como reagir perante o cenário que vivemos. Como se renovam as energias e a motivação?

O dia-a-dia foi passando e sinto que as pessoas entraram num estado de transe, de cansaço, desmotivação e de um sentimento de insegurança e vazio. As pessoas estão cansadas, e não porque trabalharam o dobro, mas sim porque foram forçadas a pensar mais, em decidir mais, em tomar decisões mais complicadas e isso desgasta a nossa mente, o nosso corpo e subsequentemente o nosso trabalho. 

Chegou o período de férias e bem sei que nem todas as pessoas têm oportunidade de fazer uma pausa neste período. E por isso pesquisei um pouco sobre o assunto, de forma a adequar a minha opinião a diferentes contextos. 

  • O que podemos fazer para renovar as nossas energias?
  • Como se trabalha a nossa motivação quando ainda estamos a trabalhar e vamos continuar?
  • Como motivo a minha equipa quando ela chegar de férias?

Pensei em alguns tópicos e acredito que há muito para dizer sobre este tema. Mas deixo algumas dicas que considero importantes e sobretudo pertinentes. 

  • Quando estamos neste limbo e nesta fase, devemos parar para pensar, reajustar os nossos horários, parar de fazer as horas extra que se tornaram um hábito e organizar o nosso trabalho. Devemos abrandar o ritmo, tentar definir um horário diário de descanso, trabalho, exercício físico, boa alimentação e descanso novamente. 
  • Devemos mudar a nossa atitude e o nosso pensamento. James Allen, numa das suas obras de auto ajuda mais lidas de sempre, refere que: 

“ Doença e Saúde, tal como as circunstâncias, têm as suas raízes no pensamento. Pensamentos doentios irão expressar-se através de um corpo doente. Pensamentos medrosos, como se sabe, matam uma pessoa com a rapidez de uma bala – e estas continuam a matar constantemente milhares de pessoas, embora de uma forma menos rápida. (…) A ansiedade enfraquece rapidamente todo o corpo, deixando-o vulnerável ao aparecimento de doenças.(…) Pensamentos firmes, puros e felizes dão ao corpo vigor e graça. O corpo é um instrumento delicado e moldável, que responde prontamente aos pensamentos que o impressionam, e os hábitos mentais irão produzir sobre ele os seus efeitos, tanto bons como maus. 

A equipa regressa de férias e é importante ter um plano delineado para agir rapidamente. As pessoas necessitam de sentir energia, vontade, motivação e espírito positivo e isso depende de si. Crie um ambiente de descontracção, de partilha e de momentos em equipa. Envolva emocionalmente as suas pessoas para o que aí vêm. Puxe por elas. Faça team-buildings e algumas acções de injecção de energia. 

Como James Allen também refere em As a Man Thinketh: “ Autocontrolo é força. Pensamento digno é mestria. Serenidade é poder”.

Veja mais como gerir a Desmotivação e cansaço aqui.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *