O retorno aos Locais de Trabalho – Como torná-los mais apelativos.

Estamos num período pandémico como todos temos conhecimento. Daqui a umas semanas vamos voltar ao nosso local de trabalho e nunca o afastamento das pessoas e equipas foi tão grande. Se não fizermos nada para proporcionar a melhor experiência no retorno a desmotivação pode instalar-se gravemente, até porque o teletrabalho tem sido desgastante para muitas pessoas.

historia-ig

A Daniela Santos é Licenciada em Design e em conjunto recolhemos algumas ideias que são fundamentais para mudar um local de trabalho e por vezes sem grandes custos.

A Daniela começa e muito bem: “ Muitas vezes confrontamo-nos com pessoas, quando não somos nós próprios, que não estão felizes, não se sentem confortáveis e chegam ao final de um dia de trabalho sem energia, desgastadas e saturadas. E porquê? Porque passamos pelo menos 8 horas do nosso dia no nosso local de trabalho, que na maior parte dos casos, não foi um local pensado para nos fazer sentir bem e cómodos, de modo a que acordemos com vontade de ir e estar lá. “

Basta pensarmos que muitos locais de trabalho nem sequer tem luz natural ou espaço para as pessoas se movimentarem livremente.

“ O seu local de trabalho deve ser um local com conforto, com bastante luz natural, arejado, e para além disso um local apelativo… “

Nesta óptica, eu e a Daniela chegámos á conclusão que este é um tema primordial para as organizações. Repare no panorama actual, algumas pessoas estão a trabalhar nas suas salas, cozinhas e escritórios e quando voltarem para a sua empresa não seria agradável surpreendê-las?

A Daniela alertou-me para algo: “ Muitas pessoas não dão o devido valor a um técnico de design para remodelar e construir os seus espaços de trabalho, no entanto esta é uma profissão cada vez mais importante na nossa sociedade e no nosso dia-a-dia, e porquê? O local de trabalho também é um local onde nos devemos sentir bem e confortáveis e um designer planeia todo um cenário para o manter feliz, satisfeito e cómodo. É este profissional que tem em conta todas as características perfeitas para locais de trabalho e lazer, sempre adequado à sua pessoa e às suas funções de trabalho. Trata-se de um serviço personalizado que pensa em espaços harmónicos, com o devido bem-estar, ergonomia e principalmente nafuncionalidade do local.

Isto é real, um local iluminado e com luz natural só traz beneficios para o bem-estar dos colaboradores, sobretudo a nível de concentração, melhor desempenho, mais rendimento e produtividade.

– Para além disso um local bem projectado traz imensos benefícios à saúde, por exemplo: ter no escritório uma boa iluminação é um ponto de extrema importância, pois simplesmente, com uma boa luz natural não esforça tanto os olhos.

 – Em trabalhos que sejam desenvolvidos em locais mais fechados (como por exemplo escritórios) deve-se incluir nos espaços cores claras e leves que não cansem, como por exemplo o branco, tons cinza claros, os beges, entre outras…

Nós passamos imenso tempo nos nossos locais de trabalho e os nossos colaboradores também, porque não tornar tudo melhor, mais acolhedor e interessante?

Como diz a Daniela, investir nos seus colaboradores é investir em si e na sua empresa. Pense nisso.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *