O Trabalho em época de Verão – Algumas estratégias

Este é um tema que parece caricato e intrigante. Certamente que, se é um profissional na área dos Recursos Humanos sentiu curiosidade sobre o que eu tenho a dizer sobre este tema, porque compreende a dificuldade que se vive nesta época. 

Não estamos a falar apenas das férias, mas sim de um relaxamento geral e de uma falta de vontade leve e viciante que rapidamente se estende a todas as pessoas.

São várias as dificuldades que surgem, e numa altura como esta, em que o Gestor de Pessoas poderia também relaxar um pouco, é de facto a altura mais rica em peripécias, seja durante a execução do trabalho, no recrutamento de profissionais e na gestão geral das pessoas.

Neste artigo decidi dar-vos algumas dicas, consoante a necessidade que surja nas diversas problemáticas das férias de Verão. 

Recrutamento – O recrutamento é um desafio gigante neste período e todos sabemos que  o desespero é a primeira palavra que nos vem à cabeça. Estamos numa fase de pleno emprego ( Segundo o INE, em maio, a taxa de desemprego situou-se em 7,2%) e esta taxa, além de ser preocupante para  a indústria, porque precisa de pessoas, demonstra que as pessoas que estão disponíveis estão desempregadas por uma razão muito forte.

Para colmatar a dificuldade no recrutamento e as necessidades que existem, uma recomendação que dou efectivamente às empresas é que olhem para a sua política salarial. Qualquer ajuste salarial que ponderasse fazer daqui a um ano ou dois, agora é o momento Qualquer fonte de diferenciação neste momento é fulcral para a captação de candidatos. Percebo os encargos e os esforços que isso acarreta, mas acredito que até ao final deste ano, e possivelmente no próximo, manter a produção e as encomendas é uma prioridade para antecipar a possível crise económica que poderá vir.

Falta de Motivação – Todas as pessoas estão de férias. As redes sociais estão inundadas de fotografias e vidas cheias de cor, descanso, mar e vida. A falta de motivação e vontade é normal tendo em conta todo este panorama. As nossas pessoas estão mais soltas e menos focadas. O que fazer?

Porque não trazer a cor, o descanso, o mar e a vida ao seu local de trabalho? Este período exige adaptação, criatividade e atenção, por isso surpreenda a suas pessoas. 

  • Faça pausas durante o trabalho, para conversar e motivar as pessoas.
  • Ofereça um gelado ou uma típica bola de berlim.
  • Termine o dia com música e animação. 
  • Faça um churrasco surpresa no final do dia de trabalho.

Estas são algumas ideias que pode fazer, mas se pensar no seu Verão, certamente que pode transportar algumas das ideias para o local de trabalho. 

Férias – A gestão das férias nem sempre é um tema fácil, porque muitas vezes percebemos que as pessoas das nossas equipas não partilham as suas tarefas com mais ninguém e isso acaba por ser um problema na sua substituição, seja de férias, faltas ou o que for. É essencial que pense em duplas e que as mesmas funcionem todo o ano dessa forma. Um colega tem de conhecer a 100% o trabalho do outro. Garantimos assim que nestes períodos longos, alguém está totalmente preparado para assegurar o trabalho do outro, sem problemas. 

As férias de Verão não têm de ser um problema para si, Gestor de Pessoas, mas sim uma razão para se manter organizado e dinâmico, com um planeamento constante.

ferias-mrec


0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *