Os Currículos da Atualidade

Para um profissional de recrutamento, os currículos fazem parte do seu dia-a-dia. São milhares as pessoas que enviam o seu perfil para diversas ofertas de trabalho. O que as faz destacar? O que realça aos olhos de um recrutador?

Para um profissional de recrutamento, os currículos fazem parte do seu dia-a-dia. São milhares as pessoas que enviam o seu perfil para diversas ofertas de trabalho. O que as faz destacar? O que realça aos olhos de um recrutador?

Trabalho numa empresa especializada em várias áreas de recrutamento e eu, como todos os profissionais de Recursos Humanos, tenho de analisar dezenas de Currículos por dia. 

Coloque-se no nosso papel, se todos os dias recebemos muitos CV´s na nossa caixa de email, pessoas com um enorme potencial e com as mesmas valências, o que me vai fazer entrevistar uma e não outra? Para mim só há uma palavra – A CRIATIVIDADE.

Eu sei, nem sempre os currículos mais criativos correspondem a pessoas mais ou menos interessantes para um determinado perfil. Mas é necessário compreender que quando fazemos um currículo, refletimos quem somos em algumas páginas e para isso temos de dar o nosso melhor, senão alguém vai fazê-lo melhor. 

A forma de recrutar mudou muito nos últimos anos e acredito que as pessoas devem estar informadas e seguir outros exemplos, surfar a onda da mudança constantemente, pois só assim é possível acompanhar o mercado e serem mais certeiros na sua candidatura.

Dou algumas dicas práticas e simples que tornam a sua candidatura mais certeira.

  • Quando uma oferta exige experiência, candidate-se apenas se tiver experiência. Faça com que essa experiência esteja bem evidenciada no seu currículo.
  • Não escreva demasiado. Eu continuo a acreditar que 2 páginas são suficientes. Seja sucinto, direto e coeso nas suas funções.
  • Utilize as redes sociais e o Linkedin para promover o seu trabalho e a sua experiência, de forma criativa e dinâmica consegue colocar o seu currículo com mais destaque.
  • Não se esqueça que os recrutadores estão sempre online. Tenha uma imagem virtual interessante e profissional.
  • Faça um currículo bonito visualmente e interessante. Destaque o que é mais importante para a sua candidatura.

Se precisar de mais dicas, conte comigo para o ajudar. Veja mais temáticas sobre este assunto aqui.

Se procura ofertas de trabalho visite: www.multipessoal.pt

Se procura outras formas de evidenciar o seu curriculo fale com o Rui Perafina e faça um vídeo sobre si mesmo: https://livejobs.pt/blog/categoria/video-interviewing

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *