Reaproximar as Pessoas – Presencialmente ou online

Sigmund Freud, sempre defendeu que o homem é na sua essência um ser relacional, ou seja, as relações interpessoais são fundamentais para que o mesmo possa viver e sobreviver em sociedade. Quanto melhor forem essas relações interpessoais, melhor serão os relacionamentos intrapessoais do indivíduo.

Olhando para o dia de hoje sabemos que fomos afastados socialmente por razões de saúde e manutenção de um Sistema Nacional de Saúde, que é comum a todos nós e essencial para a nossa sobrevivência.

Além de toda esta problemática as empresas continuam aqui e precisam de pessoas motivadas para continuar o seu trabalho. Não devemos esquecer que, numa perspectiva positiva, as pessoas vão voltar aos seus espaços físicos de trabalho e que antes disso acontecer devemos preparar os nossos espaços e momentos que fomentem uma aproximação relacional das pessoas. 

O que vai fazer quando as suas pessoas voltarem ao local de trabalho? Vai ficar tudo igual?

  • Prepare o local de trabalho. Coloque uma mensagem pessoal e personalizada. Dê as boas vindas.
  • Deixe algumas pistas pela empresa e crie uma surpresa num local comum. 
  • Organize um encontro mais informal entre todos, um pequeno almoço em conjunto ou um lanche. 

As pessoas estão mais fragilizadas do que nunca e são a nossa prioridade em momentos como este e por isso todos os gestores têm um papel fundamental na reintegração das pessoas às relações diretas de trabalho. Este é o momento ideal para fazer algo que pensava fazer antes. 

Se as suas pessoas continuam em casa e em teletrabalho, porque não aproximá-las de forma online? Pode enviar surpresas por correio e criar uma dinâmica de partilha de sentimentos. O aumento de casos de burnout´s e de doenças de foro psicológico aumentaram drasticamente durante este período da pandemia, existe uma insegurança, uma ansiedade presente nas pessoas fora do comum. Mude essa constante, aproxime-se das suas pessoas e faça um acompanhamento diário dos seus sentimentos e angústias.

Caso necessite de apoio, estou cá para ajudar.

Mantenha-se em contacto.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *