Será que a culpa é sempre do meu chefe?

A desmotivação é um tema recorrente na Gestão de Pessoas. O mundo está muito volátil e os novos desafios estão sempre a surgir. Acredito que esse é um factor que faz com  que as pessoas sintam que precisam de mudar, porque existe tanta oferta diferente e mudança nas organizações que acreditamos sempre que o outro lado é melhor.

Falo com muitas pessoas que me dizem, “o meu chefe é impossível” ou “ não consigo lidar com a administração daquela empresa” e “ não me tratam bem, é desumano”. O mais engraçado de tudo é que nunca oiço o contrário, nunca oiço “ Eu não me encaixo” ou “ o problema é a minha personalidade” ou “ eu deveria melhorar e ser diferente”.

Como tudo na vida, estamos a passar mais tempo a olhar para o problema dos outros do que para nós mesmos. De quem será o problema?

Numa discussão o problema nunca é só de uma pessoa, mas como seres humanos temos de começar a pensar mais em nós como pessoas e profissionais. Pense nas situações de conflito e reflita sobre o seu comportamento, acha que esteve bem? E se fosse ao contrário,  o que faria? Parece algo básico, mas na verdade é que nunca fazemos este tipo de reflexão. Achamos sempre que o problema está nos outros membros da equipa e não em nós mesmos. 

Dei por mim a ler alguns livros que me ajudaram a refletir sobre este tema e a olhar mais para mim. No meio desta forma de pensar comecei a olhar mais para a forma como me comporto e como isso influencia o outro. é muito interessante observar a reação do outro e assim ajustar o nosso comportamento. 

Deixo-vos alguns livros interessantes para explorarem:

Treinar as Emoções para ser Feliz – de Augusto Cury:

https://www.wook.pt/livro/treinar-as-emocoes-para-ser-feliz-augusto-cury/23245606?a_aid=6039602582b07

Como Criar um Novo Eu – de Joe Dispenza:

https://www.wook.pt/livro/como-criar-um-novo-eu-joe-dispenza/15448909?a_aid=6039602582b07

vidasaudavel-billboard
0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *