Stress – O inimigo do século XXI

Todos lidamos com o stress, seja em relacionamentos pessoais ou nas organizações, com clientes difíceis, prazos apertados e informação constante. O stress e a pressão estão presentes diariamente e cabe-nos a nós saber lidar com os mesmos, para proteger a nossa saúde mental.

O stress é uma resposta fisiológica e comportamental do nosso corpo, avisando que algo que está a acontecer ou que vai acontecer, nos causa medo, insegurança e desconforto, perturbando o nosso equilíbrio físico e mental.

Todos lidamos com o stress, seja em relacionamentos pessoais ou nas organizações, com clientes difíceis, prazos apertados e informação constante. O stress e a pressão estão presentes diariamente e cabe-nos a nós saber lidar com os mesmos, para proteger a nossa saúde mental. 

A Associação Americana de Psicologia refere em alguns artigos que 77% das pessoas com um grande nível de stress apresentam sintomas físicos como – dor de cabeça, náuseas, e insónias, e que 35% apresentam sintomas como vontade de chorar, de desistir e de foro mais comportamental. 

Porque é que as empresas não começam a olhar mais para este factor? Assim como existem departamentos vocacionados para trabalhar a felicidade das pessoas, podíamos aproveitar essas competências e trabalhar estratégias para diminuir o stress dos colaboradores. 

Dicas para combater o seu stress ou o dos seus colaboradores:

 Em primeiro lugar faça estas questões a si mesmo ou à pessoa a quem tenta ajudar: 

Quais são as causas reais do seu stress?  São situações causadas por si? Dependem de si?

Existem pessoas que fazem com que sinta mais stress?

Qual é a tarefa que lhe faz sentir stress e ansiedade?

Existe um local próprio que define como stressante?

Em que momentos sente ansiedade?

Escreva ou pense nos momentos que lhe causam ansiedade e stress. Se reparar, esses sentimentos só vem em situações que temos medo. Medo do desconhecido, da causa, de não sabermos lidar com alguém, medo de saber responder, medo do bloqueio e medo do outro. 

O Medo é o principal causador de stress. Porque temos medo? Porque desconhecemos algo.

Elimine esse medo a pouco e pouco . Tem medo daquela pessoa? Porquê? Treine para não ter medo, para lhe responder – Prepara-se. 

Não sabe fazer um  procedimento e isso causa-lhe stress? Aprenda a fazer esse procedimento antes dele ser pedido, outra vez e outra vez. Combata o desconhecimento.

Sempre que aquele cliente lhe pede algo entra num estado de nervos e ansiedade? Conheça melhor o seu cliente e aprenda as necessidades dele. Esteja preparado para as suas questões e exigências.

Um determinado sítio relembra situações negativas e ansiedade? Vá mais vezes a esse sítio, com pessoas que o façam sentir bem. 

Todo o stress vem de algo que desconhecemos e com o qual temos dificuldade em lidar. Para isso temos de nos conhecer bem e tentar entender melhor o porquê de sentirmos medo. 

Combata os seus medos diários e perceba que o stress vai diminuindo porque já controla melhor as situações. Peça à sua chefia alguma ajuda. Veja mais informações aqui.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *