TELETRABALHO – Dicas para trabalhar em casa.

TELETRABALHO - Dicas para trabalhar em casa.

Estamos a enfrentar uma crise de mudança. Não uma crise natural onde possamos planear o nosso dia-a-dia mas uma crise que nos obriga a repensar imediatamente a nossa forma de estar e de agir. 

A solução para enfrentar este vírus é de facto diminuir o contacto social com as pessoas e trabalhar em casa. A solução para muitas empresas é optar pelo Teletrabalho, uma solução perfeitamente aplicável nos dias de hoje para muitas profissões.

Deixo-vos algumas dicas que considero importantes quando trabalhamos em formato de teletrabalho.

  • Trabalhar em casa não é sinónimo de estar de férias ou desleixado. Trabalhar em casa é confortável sim, mas devemos estar arranjados como para o nosso dia-a-dia, até porque a solução passa por fazer videochamadas com os nossos clientes e colegas e é importante mantermos a nossa imagem e profissionalismo.
  • Encontre um local onde possa trabalhar em sua casa sem grandes distrações. Crie um espaço de escritório improvisado. 

Existem diversas ferramentas que pode utilizar para monitorizar o seu trabalho de igual forma como se estivesse no escritório. 

Exemplos de ferramentas a utilizar: 

https://trello.com/ Esta ferramenta organiza e delega tarefas pelos utilizadores. Um gestor que se encontra à distância consegue distribuir trabalho pelas suas equipas de forma rápida e eficaz. 

https://keep.google.com/ – Tem uma funcionalidade semelhante à do Trello, no entanto, destina-se a criar notas memoráveis que permitem organizar as tarefas a fazer durante o dia. Possibilidade de gerir utilizadores e integrar com as contas Google.

https://clockify.me/ – Esta ferramenta permite contabilizar o tempo de cada tarefa. 

https://slack.com – No Slack, as equipas trabalham em canais, onde está centralizado o envio de mensagens, ferramentas e arquivos em que todos têm acesso.

https://zoom.us/ – A Zoom é uma plataforma que permite aos utilizadores estarem em reunião, criar conferências em directo, webinars, telefonemas e bases de dados de determinados negócios. 

Prepare o seu trabalho da melhor forma. A web já tem todas as soluções, basta conhecê-las e saber utilizá-las. Esta crise será importante para as empresas compreenderem que fora dela, o Teletrabalho é uma solução de optimização de recursos e de custos, completamente aplicável nos dias de hoje, com ou sem crise.

0

Adriana Silva

Sou a Adriana Silva.

Sou Licenciada em Relações Humanas e Comunicação Organizacional e Mestre em Marketing Relacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *